UTILIZE O CUPOM • BEMVINDO5 • EM SUA PRIMEIRA COMPRA!

Nascemos da vontade de unir sustentabilidade com a arte da apicultura. Uma prática antiga, que demanda além de muita dedicação, paciência e amor, demanda também comprometimento real em colaborar com as abelhas, tendo a consciência de que esse trabalho integra uma das peças mais importantes atualmente na missão de preservar e multiplicar essa espécie que é tão essencial para toda a vida do Planeta.

Nosso Apiário fica localizado em Guararema, interior de São Paulo, a 72km da capital,  em meio a uma área da Mata Atlântica. Também contamos com uma rede incrível de apicultores e cooperativas de processos igualmente limpos e responsáveis - que também compõem nossa produção com uma parte de tudo o que você encontra aqui, assim garantimos atendê-lo(a) com uma grande variedade de produtos de qualidade durante todo o ano, o que também nos possibilita apoiar o trabalho desses outros apicultores que se dedicam diariamente aos cuidados com a natureza.

 

 

Apicultura é a arte de criar abelhas

 

O mel é usado pelo homem como alimento e por suas propriedades terapêuticas desde a pré-história. Por vários séculos, foi retirado dos enxames de forma extrativista e predatória, o que muitas vezes causa danos ao meio ambiente, prejudicando e interrompendo a multiplicação das abelhas na natureza.

Entretanto, com o tempo, o ser humano foi aprendendo a proteger seus enxames, instalá-los em colméias racionais e a manejá-los de forma que houvesse maior produção de mel e outros produtos apícolas sem causar prejuízo para as abelhas.

Nascia, assim, a apicultura, a arte de criar abelhas! 

 

Abaixo, um dos nossos Apiários que foi instalado em meio a um pasto em regeneração

 

Quebrando alguns mitos

 

Existem algumas maneiras de colher os produtos das abelhas, sendo que o mais antigo de todos (extrativista), que citamos anteriormente, ainda é utilizado Brasil e mundo afora pelas mais variadas razões, mas este não é o nosso caso.

O Apiário Brasileira chega ao mercado com a proposta de mostrar que é possível  desenvolver um fluxo de troca saudável com as abelhas tendo como foco principal cuidar desses animais e de todo o ecossistema que faz parte de um apiário, e assim ir mantendo os enxames fortes e saudáveis.

Como formamos nossos enxames

 

Todos os nossos enxames foram formados através de resgates, enxames estes que provavelmente seriam exterminados por um ou mais motivos que listamos a seguir: Por estarem próximos a áreas de risco para residências da região ou instalados em locais onde existe desmatamento, ou até mesmo por estarem próximos a grandes plantações onde são utilizados pesticidas, que é um dos cenários mais comuns vistos atualmente.

As abelhas formam seus enxames nos mais diversos lugares: cupinzeiros em pastos (apresentando risco a animais e pessoas), casas abandonadas, galpões, currais, forros e telhados. Também é comum observarmos enxames grandes em ocos de árvores mas neste caso, se a árvore ainda estiver viva e o enxame oferecer perigo às pessoas ou animais, a situação é mais delicada e trabalhosa, afinal derrubara árvore não é uma opção.

Para ilustrar melhor um dos nossos resgates, certa vez retiramos um enxame de dentro de um forno de pizza em um bairro residencial em São Paulo. Quando os enxames são resgatados em situações como essas, o mais comum é que sejam pequenos, contendo no máximo 10 mil indivíduos. 

 

 

No entanto, após o resgate e a devida instalação no apiário, as condições e os cuidados para que eles se fortaleçam são iniciados imediatamente, e por volta de dez a doze meses após o resgate a população que era de aproximadamente 10 mil indivíduos passa a ter de 80 a 100 mil indivíduos.

Não existe cerca para as abelhas

Mas afinal, por que as abelhas ficam e não vão embora?

 

Abaixo, abelha visitando flor de assa-peixe em nosso sítio

As abelhas são animais 100% livres, diferente de outras criações em que os animais são mantidos em cercas, gaiolas, tanques, etc., Por essa razão gostamos de falar que não existe cerca para as abelhas, e que a única maneira de elas permanecerem no Apiário é oferecendo condições para que elas fiquem, ou seja, caso falte qualquer um desses itens:  espaço, temperatura, alimento, local protegido de predadores, e outros diversos ainda não identificados pelos apicultores durante todos esses séculos,  a Rainha vai embora, e com ela, também vai toda a sua família.

Enquanto criadores de abelhas acreditamos que o nosso papel é desenvolver um trabalho similar ao que elas mesmas desempenham na natureza quando vão colher néctar, resina, pólen e seiva, e em troca polinizam as plantas, mantendo, preservando e multiplicando as nossas florestas. 

Oferecemos o que elas precisam e colhemos somente o mel excedente de cada colmeia, ou seja, utilizando um conjunto de técnicas de manejo onde não colhemos o alimento que as abelhas utilizariam para se alimentar, mas somente o excesso que ela tenha condições de estocar. Graças a esta troca consciente, cuidadosa e amorosa, elas se mantém em nosso apiário fortes e saudáveis. Esta prática é respeitada em todas as etapas de produção de todos os produtos apícolas.

A colheita dos produtos das abelhas de forma responsável fortalece tanto essa troca que a Rainha é incentivada a continuar botando os ovos e aumentando cada vez mais a sua população!

 

ONDE TEM ABELHA TEM VIDA

Apicultura sustentável é sobre preservar, cuidar, florescer, cultivar o futuro.

 

🔎 conscientizar      🌱 preservar      🍯 nutrir